Histórico

O DNA do Colégio Elizabeth Kalil
O DNA do Colégio Elizabeth Kalil

Em 1942, nascia a educadora Elizabeth Maria dos Santos, na cidade de Abaeté, interior de Minas Gerais. Desde menina, sua paixão por lecionar era evidente e, ainda adolescente, em uma época onde o acesso à educação se restringia às grandes cidades, ela foi altruísta. A jovem Elizabeth, comovendo-se com a falta de oportunidade das pessoas que viviam na comunidade no entorno da casa de seus pais, prontifica-se em alfabetizá-las. Assim, a jovem Elizabeth vive sua primeira experiência, ensinando crianças, jovens e adultos a ler e escrever. Surgia então, sob os princípios éticos e valores humanos, uma mulher determinada a levar a transformação humana e social através da educação. Abraçada a este ideal, Elizabeth muda-se para Belo Horizonte e, em busca de seu sonho, forma-se no Ensino Normal.


Contagem, o lugar que adotou para dedicar sua VIDA e MISSÃO

Em 1965, o seu esposo Nazir Halim Khalil Lebbos adquire uma casa de campo no bairro Eldorado. Inicialmente, a casa seria um local de passeio, contudo, pouco tempo depois, toda a família muda-se definitivamente para Contagem. Nos dois anos seguintes, nasce ali mesmo, em sua casa, a primeira turma da professora Elizabeth Kalil Lebbos. A turma, formada por crianças desde a tenra idade, é criada por meio de convites que a própria Elizabeth fazia às famílias para que pudessem alfabetizar seus filhos. Naquela época, não existiam muitas escolas na região. Em pouco tempo, as turmas de crianças passaram a ocupar vários cômodos de sua residência. Então, no ano de 1969, a antiga casa da professora Elizabeth se transformou na Escola Infantil Chapeuzinho Vermelho que foi crescendo e se tornando o mais tradicional Colégio da cidade.


Uma trajetória de Sucesso e Transformações

A forma singular e apaixonante que Elizabeth conduzia sua escola, trouxe o reconhecimento de todos por unir o ambiente familiar e oferecer um conteúdo acadêmico de qualidade. Então, em 1971, bem mais estruturada, a escola inaugura um novo prédio ampliando suas instalações e aumentando a quantidade de alunos. Neste momento nasce o Instituto Elizabeth, oferecendo o segmento da 1ª a 4ª séries. Entre 1971 a 1979, a instituição, passou por mais transformações, construindo dois prédios para atender exclusivamente às necessidades do Ensino Infantil à oitava série. A cada ano foi-se ampliando os demais segmentos até o Ensino Médio. Em 1983, a professora realizou o seu sonho de oferecer também o Ensino Médio (curso Científico). Assim, pode edificar os atuais prédios do Colégio Elizabeth Kalil, o que o fez ser uma das mais importantes instituições de ensino de Contagem.


Colégio Elizabeth Kalil, na vanguarda da educação e a serviço de sua comunidade

Na década de 80, Contagem crescia exponencialmente tornando-se carente de mão de obra técnica, então o Instituto Elizabeth Kalil marcou a época mais uma vez. Foi uma das primeiras instituições particulares a oferecer cursos profissionalizantes, entre eles: Contabilidade, Magistério e Processamento de Dados. Neste período, a instituição chegou a funcionar em três turnos. Mantendo sua raiz histórica. Atualmente, o Colégio continua a servir à comunidade com projetos pedagógicos que incluem no seu contexto: sustentabilidade, justiça econômica, social e ambiental, deixando sua contribuição na melhoria da condição humana.


SURAYA, olhar e ações promissoras

Histórias mudam histórias e as edificam. Nos anos 90, Suraya Kalil, passa a assume a direção do Colégio, fidelizando ainda mais a identidade “Kalil” no cenário educacional. Com sua personalidade, visionária, a cada ano, vem inaugurando momentos inovadores que aguçam e aprimoram a formação na totalidade de cada aluno, tornando-o protagonista local e mundial. Dessa forma dá continuidade ao alicerce de sua mãe. Na vanguarda da educação, Suraya, retoma a educação universitária. Portanto, o ensino ofertado contempla desde a Educação Infantil até à Universidade.


Novas parcerias que aliam Tecnologia Educacional de ponta à tradição e excelência na formação integral dos alunos.

O Colégio Elizabeth Kalil é hoje uma instituição educacional moderna, que proporciona aos seus alunos uma educação de excelência aliada à tradição, valorizando sua cultura, individualidade, criando situações de interatividade entre família e sociedade. Os princípios pedagógicos são baseados na construção do conhecimento, oportunizando a correlação entre teoria e prática. Em 2017, celebramos a parceria educacional com o Sistema de Ensino Bernoulli, que é reconhecido como um dos melhores do país, sendo TOP 10 do Enem por dez anos consecutivos. Para 2018 retomamos nossa parceria com a Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, que é referência em EAD (Ensino à Distância) com os cursos: Pedagogia, Administração, Contabilidade e Marketing, ampliando nossa oferta de cursos superiores.


48 anos se passaram desde o sonho agora construído

Um dos grandes diferenciais do Colégio Elizabeth Kalil é como a instituição enxerga o ser humano. Sua formação humanizada possibilita atuar, acolher, conviver, conhecer e edificar vidas sempre com singularidade. Trata-se de um Colégio que dá continuidade aos valores familiares, conteúdos contextualizados e valoriza o potencial do aluno em sua totalidade. Agradecemos a todas aos alunos, familiares, funcionários e comunidade escolar que contribuíram com amor e dedicação de seu trabalho para o crescimento e desenvolvimento de nosso colégio. Parabéns Elizabeth Kalil pelos seus 48 anos de tradição e excelência em Educação, revolucionando o ensino de Contagem! “Kalil”, aqui se aprende para sempre. Desde 1969 educando gerações!