Projeto Pedagógico

Elizabeth Kalil
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ELIZABETH KALIL

O COLÉGIO ELIZABETH KALIL tem uma Proposta Pedagógica definir as diretrizes que nortearão as ações pedagógicas baseadas na humanização e na construção do conhecimento, que leva para as salas de aula conteúdos de qualidade, contextualizados de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, além de recursos tecnológicos modernos e qualidade de ensino que servirão de instrumentos na organização didática-pedagógica, garantindo que as ações estejam voltadas para a consecução de nossa missão e objetivos.

O Colégio dispõe de um Regimento que regulamenta os aspectos legais, a estrutura organizacional, psicopedagógica e administrativa, assegurando o desenvolvimento das competências e habilidades do educando, sua formação democrática e seu preparo para o exercício da cidadania.

Incorporamos fatos atuais e conteúdos transversais aos conteúdos programáticos, dando assim, maior amplitude aos estudos. Em todos os níveis de ensino ofertamos a valorização da cultura do educando e baseamos nos princípios de Comprometimento, Seriedade, Competência, Consciência, Transparência e Dedicação.


EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil incentivamos a criança a construir sua individualidade, desenvolver uma imagem positiva de si, descobrir e conhecer o seu corpo, estabelecer vínculos afetivos e ampliar as relações sociais, observar e explorar o ambiente, brincar expressando emoções e sentimentos, utilizar diferentes linguagens além de explorarmos também o conhecimento das manifestações culturais e focamos no respeito a individualidade e especificidades da criança. As atividades são organizadas por temas, para ampliar o horizonte da criança e todas se articulam com os campos de experiência das Bases Nacionais Comuns (BNCC) com o universo lúdico da criança, bem como seus interesses e possibilidades, por meio das atividades são levantadas hipóteses, da resolução de problemas, da iniciação científica, da nutrição estética e do Letramento.

O processo de avaliação do desenvolvimento da criança é organizado através do acompanhamento contínuo e dos registros das etapas e objetivos alcançados pela mesma, respeitando seus direitos fundamentais e fundamentos norteadores constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB 01/99).


ENSINO FUNDAMENTAL

No Ensino Fundamental se constituem e consolidam-se a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico. Acreditamos que o conhecimento se adquire por um processo de construção. Portanto, em vez de ensinar, o professor encoraja a criança a fazer suas próprias perguntas e a respondê-las por sua própria iniciativa e capacidade de invenção.

Propomos atividades que estimulam o aprendizado com alegria e prazer, habilitando o aluno com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento através do desenvolvimento de habilidades e competências do estudante no início do ciclo escolar, ampliando a sua compreensão de mundo. O Ensino Fundamental tem o objetivo de ser, para o aluno, a principal referência do conjunto de conhecimentos de cada área e propiciar apoio e incentivo ao hábito de estudo e ao prazer em aprender. As atividades estão estruturadas de modo a permitir a ampliação da compreensão de mundo por meio de textos atualizados, imagens e esquemas claros e atrativos, com atividades formativas e significativas que promovem a articulação entre as diversas áreas do conhecimento e funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária essenciais para o exercício pleno da cidadania. A fim de garantir o desenvolvimento da capacidade de análise crítica, raciocínio lógico e uma visão global e humanista.

Assim, todo o planejamento converge para uma formação ampla e básica dos nossos alunos. Em todos os momentos objetivamos um ser autônomo de sua língua e ativo, fazendo com que sua participação seja imprescindível para o desenvolvimento de sua responsabilidade social.


ENSINO MÉDIO

O que norteia o Ensino Médio é a preparação para a vida como um todo, proporcionando novos desafios e aprendizados consolidados. Abordagem teórica abrangente e aprofundada do conteúdo, preparando os alunos com eficiência para o ENEM e os principais exames.

Para preparar esse cidadão que vai atuar e construir o século XXI, a nossa formação escolar contempla um espaço aberto para o diálogo em uma busca incessante do aprimoramento pessoal, o que tornará nosso aluno autônomo e produtivo. Além de subsidiar e ampliar o entendimento sobre os assuntos mais debatidos na atualidade, desenvolver as capacidades de raciocínio, de resolução de problemas bem como o espírito crítico e a criatividade.